Point EAD

Filantropia

As melhores possibilidades de ganhos indiretos

A rede Educador24hOnline é filantrópica em seus fundamentos, já que oferece condições favoráveis à prática educacional através de plataforma EAD gratuita, possibilitando que educadores doem o seu tempo ao desenvolverem projetos educacionais. Nos tópicos a seguir, abordaremos diferentes formas de utilização da rede Educador24hOnline para fins filantrópicos.

Sugerimos que, antes, faça uma reflexão fundamentada na leitura do post que segue.

Uma Confusão Constante

Sem fins lucrativos não é sinônimo de “voto de pobreza” nem significa que uma organização social não possa ter retorno financeiro positivo; conceito diz respeito ao destino dado a esse lucro… Ocorre que esse conceito é, por vezes, entendido apenas pelo lado da filantropia ou pelo fato de a entidade não poder distribuir as “sobras” ao final de um determinado exercício… Ler mais na fonte: Filantropia.

1. Quais os profissionais de educação podem usar a plataforma EAD gratuita?

Todos os profissionais que exerçam atribuições direta ou indiretamente ligadas ao processo ensino-aprendizagem:

  • Equipe Gestora – responsável pelo planejamento e execução de todas as ações dentro de uma organização educacional, bem como de seu regulamento, garantindo a qualidade do ensino; compreende os seguintes profissionais: diretores, assistentes dos diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino, orientadores educacionais;
  • Equipe Docente – responsável pelo ensino nas áreas do conhecimento na formação básica, superior ou técnica; profissionais qualificados acadêmica e pedagogicamente; compreende os seguintes profissionais: professores, instrutores, estagiários (supervisionados), técnicos de laboratórios educacionais;
  • Equipe de Apoio Escolar – responsável pelo auxílio prestado aos alunos em diversos momentos da rotina escolar, envolvendo procedimentos de higiene, alimentação e locomoção.

2. Quais organizações educacionais podem usar a plataforma EAD gratuita?

As entidades que possuam certificação conforme o disposto na Lei Nº 12.101, de 27 de novembro de 2009 (Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS).

Organizações não detentoras do CEBAS também podem fazer parte da rede Educador24hOnline através de uma plataforma EAD customizada, em que encontrarão todas as ferramentas existentes na plataforma gratuita e ainda outras possibilidades, conforme os recursos que desejarem investir.
Tenha certeza de que esse investimento é muito menor do que você pode imaginar!
(Consulte a seção
Mais Informações.)

Veja a seguir os requisitos para certificação, de acordo com o site da CEBAS:

Requisitos da certificação

Nos termos da Lei nº 12.101, de 2009, e suas alterações, para fazer jus ao CEBAS Educação a entidade deve:

  • comprovar que está constituída regularmente como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que é reconhecida como entidade beneficente de assistência social com finalidade de prestação de serviços na área da educação;
  • obedecer ao princípio da universalidade do atendimento e não direcionar suas atividades exclusivamente a seus associados ou a categoria profissional, nem estabelecer qualquer tipo de discriminação ou diferença de tratamento entre alunos bolsistas e pagantes;
  • estar constituída e em funcionamento há, no mínimo, doze meses;
  • prever em seus atos constitutivos que, em caso de sua dissolução ou extinção, o eventual patrimônio remanescente seja destinado a outras entidades sem fins lucrativos congêneres ou a entidades públicas;
  • atender ao disposto na legislação aplicável à educação, especialmente na Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB);
  • ter cumprido o percentual de gratuidade e o número mínimo de bolsas estabelecidos nos artigos 13, 13-A e 13-B da Lei nº 12.101, de 2009, e suas alterações;
  • estar em conformidade com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação -PNE;
  • atender a padrões mínimos de qualidade, aferidos pelos processos de avaliação conduzidos pelo MEC;
  • selecionar os alunos a serem beneficiados com bolsas de estudo de acordo com o perfil socioeconômico e critérios definidos pelo MEC; e
  • estar cadastrada no Sistema Eletrônico de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação – SisCEBAS (http://siscebas.mec.gov.br/), nos termos da Portaria MEC nº 920, de 20 de julho de 2010.

 

OBSERVAÇÃO 1: A entidade deverá, ainda, manter escrituração contábil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicação em gratuidade de forma segregada, em consonância com as normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

OBSERVAÇÃO 2: É importante ressaltar que os requerimentos de concessão ou renovação do CEBAS, protocolados até 31 de dezembro de 2015, serão analisados com base nos critérios vigentes até a data de publicação da Lei nº 12.868, de 15 de outubro de 2013, a menos que os critérios vigentes após a publicação dessa Lei sejam mais vantajosos à entidade postulante.

Data em que o site (CEBAS) foi acessado: 20/08/2020.

3. Educadores e organizações podem ter ganhos financeiros?

Sim, todos que integram a rede Educador24hOnline, profissionais ou organizações, podem ter ganhos. Desde que este ganho seja para seu próprio sustento e/ou do projeto educacional empreendido na plataforma EAD.

Sempre que o tema tratado exige, por sua complexidade ou controvérsias, maior conhecimento que nós educadores costumamos ter, buscamos apoio na literatura produzida por especialistas. Respondemos objetivamente, mas é fundamental o devido embasamento. Não só pela complexidade, mas, principalmente, pelas diferentes interpretações.

Nossa concepção de filantropia já foi expressa anteriormente. Mas vale a pena relembrar:

No Educador24hOnline, o conceito de filantropia promove a mudança efetiva nas ações voltadas às necessidades da população, investimento social e desenvolvimento. E é entendida de maneira mais ampla e positiva, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sim, todos que integram a rede Educador24hOnline, profissionais ou organizações, podem ter ganhos, desde que para seu próprio sustento e/ou do projeto educacional empreendido na plataforma EAD. Isso está de acordo com a concepção de filantropia que cultivamos e pode ser melhor embasada pela palavra de especialistas da área, a quem sempre recorremos diante de assuntos complexos ou controversos.

Na Educador24hOnline, o conceito de filantropia promove a mudança efetiva nas ações voltadas às necessidades da população, ao investimento social e ao desenvolvimento. Trata-se de um entendimento amplo e positivo, que visa à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Concordamos com a definição de Aires F. Barreto e Paulo Ayres Barreto:

é instituição sem fins lucrativos toda entidade que não tenha por objetivo distribuir os seus resultados, nem o de fazer retornar seu patrimônio às pessoas que a instituíram”.

(…) as entidades sem fins lucrativos são aquelas criadas com o objetivo de realizar uma mudança social a partir da aplicação de todas as suas receitas em seus fins, que não terá o lucro como finalidade, mas como meio de implementação de suas ações, e cujo patrimônio pertencerá a toda sociedade, não sendo permitido aos seus membros ou mantenedores qualquer participação sobre possível “lucro”.”

Hoje, depois da mudança na estrutura do Código Civil, em 2002, o termo “sem fins lucrativos” foi substituído por “finalidade não econômica”. Adequou-se, portanto, a redação à real finalidade das associações: gerar benefícios sociais, ambientais, culturais etc., e não se dedicar, precipuamente, à finalidade econômica. A rede Educador24hOnline não configura, hoje, uma associação “de direito”, mas “de fato” é o que pretende ser.

Brevemente, podemos definir atividades econômicas como todos os processos que têm por finalidade a obtenção de produtos, bens e serviços destinados a suprir as necessidades e desejos em uma sociedade. Portanto, em sua essência, a rede Educador24hOnline se enquadra como uma associação com finalidades não econômicas. Porém, a finalidade não econômica não é um elemento restritivo para a venda de produtos ou realização remunerada de serviços. Desde que o valor obtido seja empenhado na obtenção da finalidade principal da organização, não há qualquer impedimento para essas práticas.

Segundo o jurista Vincenzo Buonocore, “o método econômico não se contrapõe ao método lucrativo e a produção do lucro não se confunde com a destinação do lucro” (BUONOCORE, Vincenzo. L’impresa. Torino: Giappichelli, 2002; 88-89). Dessa forma, a rede Educador24hOnline se afirma como iniciativa filantrópica que, ao mesmo tempo, pode gerar ganhos financeiros a seus associados sem que isso configure desvio de finalidade.

4. Que ferramentas compõem a plataforma EAD gratuita?

As ferramentas a seguir serão gratuitas pelo período de um ano. Durante esse tempo, o educador ou organização educacional (1) deverá atender a algumas exigências referentes a capacitação para sua utilização adequada. Essas exigências não envolvem custos, mas investimento de tempo.

Passado esse período e cumpridas todas as exigências, o educador ou organização educacional poderá renovar por mais um ano a utilização da plataforma gratuita ou migrar para uma plataforma customizada. Sobre ambos os casos incidirá um custo de manutenção: para a plataforma gratuita, um valor mensal ou anual (2); para a plataforma customizada, um valor relativo ao pacote de ferramentas contratado. A qualquer momento será possível migrar para a plataforma customizada.

  1. No caso das organizações educacionais, as exigências recairão sobre cada educador cadastrado. Clique aqui e Saiba o valor do investimento.
  2. O valor dos investimentos mensais ou do investimento anual, no caso das organizações educacionais, depende do número de educadores cadastrados, vinculados à organização. Clique aqui e Saiba o valor do investimento.

Ferramentas disponíveis na plataforma gratuita

SALA DE AULA VIRTUAL – Google Sala de Aula

Cada educador tem até 5 (cinco) Google Salas através das quais irá organizar tarefas colaborativas com seus alunos. É um recurso simples, fácil de usar e muito eficiente no gerenciamento das atividades. Os professores podem distribuir tarefas, atribuir notas, enviar feedback e ver tudo em um único lugar.

VIDEOCONFERÊNCIAS – Google Meet

Com o Google Meet – a ferramenta de videoconferência do Google -, o educador pode realizar reuniões e aulas (a possibilidade de gravação só está disponível na Plataforma Customizada). É um recurso compatível com computadores e celulares. Para acessar uma reunião no Meet, não é necessário ter uma conta cadastrada, o que facilita a interação entre professores e alunos.

CANAL PARA VÍDEOS – Youtube

O educador terá seu próprio canal vinculado à conta do Educador24hOnline para postar os seus próprios vídeos como recursos didáticos. Isso permite a criação de playlists com diferentes tópicos e objetivos (aprofundamento, recuperação etc.). O educador tem a possibilidade de criar um acervo virtual para múltiplos projetos.

OBS.: A publicação de vídeos próprios está vinculada a certificação na área de produção de vídeos, conforme já informado. A quem não possui certificação, indicamos o curso Gravação de Videoaulas para Professores, oferecido pelo Colégio Pedro II, totalmente a distância e gratuito, com carga horária de 30h.

Inscrições abertas para o curso
‘Gravação de videoaulas para professores’

Estão abertas as inscrições para o curso Gravação de videoaulas para professores. O curso é oferecido a distância, sem tutoria, e foi desenvolvido para atender a todos que desejam aprender a produzir videoaulas para cursos virtuais ou canais pessoais em plataformas de streaming. A proposta do curso é mostrar todas as etapas de criação e publicação de vídeos com caráter educacional. Colégio Pedro II

PROJEÇÃO NA WEB

O educador poderá explorar diferentes formas de projetar suas ações educacionais na internet, tendo acesso à utilização de ambientes ricos em recursos que potencializam o processo ensino-aprendizagem.

  • Página no site educador24honline.com: impulsionará seu projeto e possibilitará a visibilidade necessária para que seus alunos o encontrem;
  • Publicações no blogue Educador24hOnline: produção de conteúdo na Educador24hOnline e uso do espaço como recurso, estratégia pedagógica, portfólio reflexivo e espaço de colaboração;
  • Postagem na página do Facebook da Educador24hOnline: uso da página do Educador24hOnline para potencializar informações e conhecimentos de forma dinâmica e diversificada, através dos inúmero recursos disponibilizados na plataforma da rede social;
  • Postagem na conta Instagram for Business da Educador24hOnline: o educador pode aproveitar funções específicas que ajudam os alunos a ter uma experiência educativa na plataforma do Instagram.

5. Existe suporte para educadores iniciantes no ensino a distância?

Sim, o SUPORTE ON-LINE. A Educador24hOnline criou um Fórum para educadores trocarem experiências e tirarem suas dúvidas. Entre os associados existem os técnicos sempre dispostas a contribuir para o crescimento dos educadores.

Como as ferramentas na plataforma EAD gratuita são todas do Google, a equipe de suporte dessa empresa gigantesca se encontra à disposição para sanar dúvidas através de chat, e-mail e até por telefone!

6. É possível ter mais recursos do que o ofertado na plataforma EAD gratuita?

Sim, educadores e organizações educacionais podem ter uma plataforma customizada. Vale ressaltar que a plataforma gratuita e a customizada estão em domínios diferentes:


Na plataforma customizada, além dos recursos disponíveis na Google for Education, existe a possibilidade de inserção de outras ferramentas, ampliação do número de usuários, aumento da capacidade de armazenamento, suporte personalizado, entre outras vantagens. Veja algumas possibilidades:

  • Optar por ferramentas com as quais o educador está mais familiarizado. Por exemplo, usar o Zoom Meeting em substituição ao Google Meet, que continuará disponível.
  • Incorporar o Skype para videoconferências, por maior familiaridade com essa ferramenta.
  • Usar domínio ou subdomínio próprio. Essa possibilidade pode ser interessante para edutubers e organizações educacionais.