Na rede Educador24hOnline acreditamos que o investimento na valorização do profissional da educação através da potencialização de suas habilidades é um fator fundamental no êxito do processo ensino-aprendizagem. Por isso, é fundamental que os gestores busquem meios de incentivar o desenvolvimento constante dos educadores. Investir no profissional que presta um serviço tão fundamental como educar é uma ação social que beneficia a própria organização educacional, pois promove a retenção de talentos.
Por outro lado, é importante destacar a necessidade de que o educador se mostre assertivo nas ações em prol do seu crescimento profissional, aproveitando todas as oportunidades. Investir em si mesmo significa encontrar tempo para estudar e, muitas vezes, despender recursos financeiros na própria formação. Investir em sua própria carreira é tão fundamental quanto se alimentar bem, fazer exercícios e ter uma rotina de vida saudável.
A necessidade de impulsionar a capacitação dos seus colaboradores está associada às possíveis falhas na formação do profissional e ao constante surgimento de novas tecnologias. Diante das pressões do mercado, muitas organizações optam por contratar profissionais recém-formados e investir em sua qualificação. Isso gera uma economia de saída, pois aos recém-formados é possível pagar menores salários. Além disso, profissionais de gerações mais recentes em geral têm menor resistência aos avanços tecnológicos. Nesse contexto, como ficam os educadores mais experientes? Bem, instituições de ensino e seus estudantes perdem a expertise desse educador.
Como chegar ao equilíbrio ideal, em que os recém-formados e os mais experientes tenham oportunidades semelhantes? Esse é o principal objetivo de nossa proposta na Educador24hOnline.