Point EAD

Facebook – Instagram

Desenvolvimento do marketing no processo ensino-aprendizagem

Embora sejam redes com características diferentes, o Facebook e o Instagram são complementares na perspectiva que desejamos abordar: o desenvolvimento do marketing no processo ensino-aprendizagem. Para facilitar nossa comunicação, usemos a expressão Marketing de Aprendizagem.

Não usamos a expressão Marketing Educacional, visto que a mesma tem um significado diferente, muito bem definida no blog da Connect Escolas: “O marketing educacional foca os seus esforços na pesquisa social em prol do desenvolvimento de estratégias nas escolas”. Vale a pena ler o post na íntegra.

Quando empregamos a expressão Marketing de Aprendizagem, pretendemos nos referir ao conjunto de atividades que visam a entender e a atender às necessidades do aluno para além da sala de aula. O educador, nessas redes, atuará desde o planejamento até o relacionamento com os alunos, mirando objetivos educacionais significativos no processo ensino-aprendizagem.


Sobre a complementaridade do Facebook e do Instagram:

  • O Instagram é preferido pelo público de 18 a 29 anos e 55% das pessoas nessa faixa etária que estão na internet usam essa rede social; o Facebook atrai mais os adultos e o número de usuários é maior (77% de quem utiliza a internet tem um perfil na maior rede social do mundo). Fonte: Pew Research.
  • Apesar de o público ser maior no Facebook, o engajamento costuma ser maior no Instagram.

 

Podemos, por exemplo, priorizar as ações no Facebook voltadas aos educadores e alunos mais maduros (faculdades, Educação de Jovens e Adultos), enquanto reservamos ao Instagram o espaço de interações entre educadores e estudantes mais jovens. Esse foi apenas um exemplo. Existem outras possibilidades.

Selecionamos algumas fontes
para que você amplie seus horizontes

Muito além dos likes: como usar as redes sociais na Educação

NOVA ESCOLA tem realizado uma série de cursos e transmissões com orientações e tutoriais sobre como professores e escolas podem utilizar ferramentas digitais para incrementar o ensino a distância e garantir o contato com os alunos e suas famílias. A transmissão “Usando o Instagram e os recursos avançados do Facebook”… Ler mais na fonte: Nova Escola.

Professores contam como usam redes sociais e aplicativos em aula

Uma das coisas que mais empolgam quem acompanha práticas inovadoras na Educação é ver docentes usando criativamente ferramentas do dia a dia com suas turmas. Isso mostra que, de maneira relativamente simples, é possível inovar com o que temos à mão – e isso inclui redes sociais, muitas vezes consideradas grandes concorrentes pela atenção na sala… Ler mais na fonte: Nova Escola.

Como fazer do Facebook uma ferramenta de comunicação escolar

O Facebook é a mídia social mais popular do mundo, e tem se tornado também uma excelente ferramenta de comunicação escolar. Professores e diretores podem utilizar a rede social como um meio de troca de informações, para discussões ou interação com pais e alunos… Ler mais na fonte: bhbit – Soluções para o Terceiro Setor.

Quais são os tipos de conta disponíveis no Instagram e qual você deve ter

…Os diferentes tipos de conta do Instagram permitem que a rede social atenda três categorias de usuários: aqueles que só querem ter seu perfil pessoal para amigos e família, as empresas, por meio das contas de business, e também os criadores de conteúdos… Ler mais na fonte: Rockcontent.

Quais são os tipos de conta disponíveis no Instagram e qual você deve ter

…Os diferentes tipos de conta do Instagram permitem que a rede social atenda três categorias de usuários: aqueles que só querem ter seu perfil pessoal para amigos e família, as empresas, por meio das contas de business, e também os criadores de conteúdos… Ler mais na fonte: Aprende Brasil.